Afinal pode botijão de gás dentro de casa?
- Arq. Giovanna Klemtz

- 22 de set. de 2021
- 2 min de leitura

O QUE AS NORMAS DIZEM
As normas da ABNT NBR 15526, 15186 entre outras, assim como o Corpo de Bombeiros do PR (NPT-028) estabelecem exigências referentes a manipulação, armazenamento, comercialização e utilização dos botijões de gás.
"GLP é uma mistura de gases derivados do petróleo, ele é inflamável, o que exige muita atenção no manuseio do botijão. Não tem cheiro, por isso um composto a base de enxofre (mercaptana) é adicionado ao gás para revelar a sua presença caso haja vazamento. O GLP não é venenoso, mas é asfixiante. Por ser mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP, num local fechado, este vai se acumulando ao nível do chão e expulsa gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem permanecer ali." CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ
CRITÉRIOS DE SEGURANÇA: CENTRAIS DE GÁS
01. As centrais devem ficar em local ventilado para evitar confinamento em caso de vazamentos. Sendo proibida a instalação em porões, garagens subterrâneas, forro, ambientes sem ventilação;
02. Os recipientes devem ficar protegidos de sol, chuva e umidade;
03. Deve ficar afastado pelo menos 1,5m de produtos inflamáveis, fontes de calor e faíscas, caixas de gordura e esgoto, caso contrário há alto risco de explosão,
04. A mangueira entre o aparelho e o botijão deve ser do tipo metálica flexível, de acordo com normas pertinentes, sendo vedado o uso de mangueira plástica ou borracha.

RECOMENDAÇÕES
Recomenda-se a criação de um abrigo na área externa da construção onde o botijão fique em lugar coberto, com circulação de ar e de fácil acesso, o melhor lugar é na faixa de recuo frontal do imóvel, facilitando a troca dos cilindros também.

Observação: Somente edificações existentes que não possuam os recuos estabelecidos em norma e, por consequência, impossibilidade técnica de instalação e/ou construção em nichos; será admitida a instalação de 2 recipientes de 0,032m³ (P-13), no interior da edificação.
PREVENÇÕES E CUIDADOS
01. Compre apenas produtos confiáveis, de revendedores autorizados e verifique sempre a presença do lacre e do rótulo de segurança
02. Observe a data de validade da mangueira de gás e
dos reguladores de pressão; faça a troca quando necessário;
03. Não vire o botijão na posição horizontal;
04. Evite manuseio desnecessário da válvula do botijão,
05. Se, ao chegar em casa, você sentir cheiro de gás, não acione o interruptor de luz nem acenda qualquer chama. Vá direto para as janelas e abra a casa. Depois remova o botijão para um lugar ventilado (o cheiro é o principal indicador de vazamento).
>>> Em caso de dúvidas consulte o Corpo de Bombeiros do seu estado!
NOTÍCIAS





Sobre a Autora:
Giovanna Klemtz é Arquiteta e Urbanista formada pela PUC-PR, natural de Curitiba-PR. Atua nas áreas de projeto arquitetônico e interiores.

Comentários